top of page

Prefeito Sérgio Lopes recebe representantes da UFAC, ICMBIO E MMA para apresentação do projeto turístico “Esperançar Chico Mendes”.

  • ASSEMCOM
  • 14 de mar.
  • 2 min de leitura

O prefeito Sérgio Lopes recebeu na tarde desta sexta-feira, 14, Ana Carolina Barradas, do ICMBio Brasília, Andréa Alechandre, do Parque Zoobotânico, Ufac, Fádia Rebouças, DO MMA, Brasília, para apresentação do Projeto “Esperançar Chico Mendes”. Participaram também a Secretária do Meio Ambiente, Hiamar de Paiva Pinheiro, Severino Silva (Sr. Silva) Líder Comunitário da Reserva Chico Mendes, Luiza Carlota extrativista, Talyne Fonseca – SEPLAN  e Allen Ferraz, ASCOM, Ufac.


O objetivo geral do projeto é realizar o levantamento do patrimônio cultural na Reserva Extrativista Chico Mendes, utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), para fortalecer a cogestão socioambiental, reduzir o desmatamento, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover o turismo comunitário como economia da sociobiodiversidade.

Instituições Envolvidas: Unidade Descentralizadora: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Comunidades e Povos Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável, coordenadora do projeto Esperançar Chico Mendes. • Unidade Executora: Universidade Federal do Acre (UFAC), executado pelo Parque Zoobotânico, com gestão financeira da FUNDAPE.


O Esperançar Chico Mendes é um projeto que busca fortalecer a conexão entre a natureza e as comunidades tradicionais que habitam a Resex, por meio do turismo de base comunitária. A iniciativa pretende criar oportunidades econômicas para os moradores da reserva, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade e a educação ambiental.


Benefícios para as Comunidades Locais.


O projeto Esperançar Chico Mendes é uma oportunidade para as comunidades extrativistas da Resex gerarem renda de forma sustentável, reduzindo a dependência de atividades que possam prejudicar o meio ambiente. Além disso, a iniciativa fortalece a autoestima e o orgulho dos moradores por sua cultura e modo de vida tradicional.


O prefeito Sérgio Lopes demonstrou interesse pelo projeto e sugeriu inclusão do nome de Wilson Pinheiro, que foi o precursor da defesa da floresta no projeto.


“Fico muito grato em receber os representantes do ICMBIO, UFAC e MMA, esse projeto vem de encontro com um trabalho que estamos fazendo que é de impulsionar o turismo sustentável em nossa região, temos um potencial imenso para ser explorado e com isso trazer melhorias na renda de nossas famílias.” Pontuou o prefeito.


 

 

 

 

Comments


Epitaciolandia.png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Epitaciolândia - Estado do Acre

CNPJ 84.306.588/0001-04


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Portal de Transparência


📱Fone: +55 (68) 99903-7020 (Lúcia Lima)

🏢 Rua Capitão Pedro Vasconcelos nº 257, CEP 69934-000, Centro, Epitaciolândia

📅 Segunda a Sexta, das 7h às 13h

📧 gabinete@epitaciolandia.ac.gov.br

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page